Ortodontia é a área da Odontologia que cuida do alinhamento e reposicionamento dos dentes através de aparelhos ortodônticos fixos ou móveis. É uma especialidade que corrige problemas de mordida e de posicionamento dentário. Previne e/ou corrige má formações esqueléticas faciais em fase de crescimento, bem como trata esses mesmo problemas na fase adulta com preparo ortodônticos para a realização de cirurgia ortognática.
De maneira geral, pessoas que possuem mordida aberta, mordida cruzada dentes sobrepostos um ao outro, espaços entre os dentes, dentes tortos ou desalinhados, problemas esqueléticos como atresias de arcos, retrusão mandibulares ou maxilares ou a combinação de ambas, assim como contrário. No entanto uma avaliação clínica e através de exames específicados deve ser realizada previamente a instalação de aparelhos ortodônticos para se ter certeza da indicação e do tipo de aparelho que deve ser utilizado.
Sim. Existem hoje diferentes aparelhos ortodônticos. Os aparelhos convencionais metálicos, aparelhos de cerâmicas e zircônia, que são praticamente da cor dos dentes. E os aparelhos invisíveis, que são moldeiras específicas com a função de reposicionar os dentes na posição correta, estas removíveis a qualquer momento, tendo como principal vantagem a invisibilidade, facilidade para higienização, e como é fácil a remoção, o paciente pode fazer suas refeições mais tranquilamente.
O tempo de uso é bastante variado, dependendo do problema da má oclusão que o paciente apresenta, a ausência ou não de dentes, problemas de diferenças esqueléticas. A terapia ortodôntica não deve ser realizada de maneira muito rápida devido aos riscos de perda óssea que existem em movimentações muito bruscas. A determinação do tempo de uso do aparelho vai depender de fatores biológicos do paciente e do grau de severidade do problema de cada paciente.