Os implantes dentários são utilizados a quase 3 décadas no Brasil, na reabilitação de pacientes que perderam alguns ou todos os dentes. Apesar de ser uma tecnologia relativamente nova, já existe um avanço muito grande dentro da área de implante dentário, o que permite tratamentos cada vez mais satisfatórios com níveis de sucesso bastante altos.
Muitos pacientes ainda são resistentes ao tratamento com implantes dentários, isso na maioria das vezes por terem dúvidas sobre este tipo de tratamento. Abaixo relacionamos 5 das dúvidas mais frequentes sobre Implantes dentários:
Difícil afirmar que alguma coisa é para sempre, mesmo porque “para sempre” é muito relativo, nem nós vivemos para sempre. Mas segundo alguns artigos científicos sobre o assunto, implantes dentários bem realizados, dentro da técnica adequada, fabricados com bons materiais, dentro das normas de biossegurança, e que recebam manutenção periódicas com profissionais capacitados, e uma correta técnica de higiene bucal apresentam taxa de sobrevida de até 93% em 10 anos. Ou seja, é uma taxa bastante alta de sucesso por um período longo.
A instalação de implantes dentários não causa dor, desde que seja realizado em ambiente adequado e por profissional qualificado na área. São procedimentos que exigem um correto planejamento, e alguns cuidados pós-operatórios simples para que seja indolor.
Cada caso é específico e exige um plano de tratamento diferenciado. No entanto o ato da instalação de implantes dentários não costuma ser demorado.
A instalação de um implante dentário pode ser feita até no mesmo dia que tenha sido feita a extração do dente que estiver condenado, desde que a região onde será instalado o implante esteja saudável e livre de lesões. Não existe um tempo específico de espera para instalação dos implantes, pelo contrário, quanto menos tempo se espera para instalação de implantes, melhor o resultado devido a maior quantidade de osso na região.
Não existe rejeição do implante dentário pelo nosso organismo. O que muitas pessoas entendem por rejeição é o fato de o paciente perder um implante instalado em boca, mas isso não é uma rejeição, é uma contaminação do implante que leva a sua perda. A contaminação do implante durante a cirurgia pode acontecer devido à falta de biossegurança. Isso pode ser evitado quando o paciente busca clínicas de boa qualidade e com profissionais qualificados para realizar este tipo de tratamento.